terça-feira, 3 de junho de 2008

TIC's em função do Fortalecimento da Cultura Guarani




Na última semana do mês de maio foi dado mais um passo na reaproximação do CDI à parceria estabelecida a dez anos atrás com a tribo guarani Sapukai, localizada no município de Angra dos Reis. O objetivo dessa ida a aldeia era dar continuidade à primeira visita de reaproximação, realizada por Katiana Vanderlei e Ana Beatriz Lima, respectivamente coordenadoras de projetos e pedagógico do CDI-RJ.
Em tal visita, foi vista a necessidade da adaptação tanto da Escola de Informática e Cidadania (EIC), como da Proposta Política Pedagógica (PPP), à cultura guarani e os objetivos traçados pelos participantes do projeto. Nessa reunião foi decidido junto aos representantes da tribo o objetivo central de sua atuação, que viria a ser a utilização do acesso às TIC’s para fortalecimento da cultura Guarani, além da criação de mais canais de comunicação para o resgate e garantia de circulação dessas informações dentro e além da tribo, tendo como foco principal os jovens da aldeia.
Na visita realizada na última semana, compuseram a equipe Ana Beatriz, Thiago Barcelos e Tiago de Aragão, do CDI-RJ; e Ramana Rodrigues e Dulce Ângela do CDI-Matriz. Com o objetivo de iniciar o processo de criação desse espaço de fortalecimento da cultura Guarani. A equipe representante da aldeia era composta por Leandro Mimbi, Sebastião Guaraya Mirin, Lucas Mirin, Claudio Benites e Romário. A intermediação entre o CDI e os Guaranis é realizada desde o início por Eunice, missionária que atua na área a mais de doze anos.
A ação da equipe teria duas frentes, a primeira seria a apresentação e capacitação da primeira ferramenta do resgate, o software Audacity, para edição de áudio. E a segunda, o início do trabalho objetivando a sustentabilidade do projeto.

O maior desafio para a equipe do CDI era a adaptação do conhecimento adquirido na atuação em comunidades carentes à um grupo detentor de características, valores e significados ainda mais distantes dos nossos, além de suas percepções de tempo e espaço que dariam o ritmo ao processo. Essa experiência neste momento está sendo sistematizada para a elaboração de relatórios e futuros projetos para beneficiar a aldeia Sapukai.
Esta foi a primeira postagem referente a esta experiência. Mais adiante, serão compartilhados mais detalhes, reflexões e encaminhamentos dessa interessante iniciativa.
Para os mais apressados/interessados/instigados, deixo meu contato: tiago.aragao@cdi.org.br
Grande abraço!







Leandro e Lucas explicando as possibilidades dos recurso de áudio e vídeo para os presentes na aula inaugural do projeto.





2 comentários:

Unknown disse...

Ei pessoal do Rio!! Aqui quem escreve é Kalu do CDI SP.

Que interessante esse trabalho com os guaranis, hein? Vocês conhecem o site "Índios On Line"? Tem umas coisas bem bacanas...

Também temos uns contatos com o pessoal do Instituto de Tradições Indígenas aqui de Sampa (IDETI), se interessar, entrem em contato, certo?

Bons trabalhos e continuem a transformar!!

Beijos

Kalu.

Dilvane disse...

Olá Pessoal, fico muito feliz em participar de uma Rede maravilhosa como essa. Graças As TIC´s ficamos mesmo de longe informados sobre ações como essas.
Dilvane CDI- PR