segunda-feira, 25 de maio de 2009

Comemorações Dia Nacional da Luta Antimanicomial


Educador Ezequiel divulgando nosso projeto

No dia 18 de maio comemoramos o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data muito importante na história da saúde mental no Brasil, marcando um processo de questionamento e transformação da assistência prestada às pessoas portadoras de transtorno mental.

Desde 1978, trabalhamos no sentido de oferecer às pessoas com grave sofrimento psíquico, formas de tratamento e acompanhamento que não sejam somente a internação e a exclusão da sociedade.

Atualmente, na assistência em saúde, temos serviços substitutivos, os Centros de Atenção Psicossocial, também conhecidos como serviços de "portas abertas", onde os usuários fazem acompanhamento ao longo do dia, retornando para suas casas a tarde. Temos também, projetos de geração de trabalho e renda, cooperativas, residências terapêuticas, ou seja, novas formas de cuidado visando a permanência do usuário no convívio com a sociedade.

Em função dessas mudanças é que temos a possibilidade de manter há 10 anos uma parceria com a Prefeitura do RJ, atuanto hoje com 10 eics em serviços de saúde mental, empregando com carteira assinada 12 usuários e tendo aproximadamente 1400 educandos formados.

No último dia 15, estivemos na Câmara dos Vereadores do RJ em uma sessão em homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, presidida pelo Vereador Paulo Pinheiro, e com a participação de usuários, militantes e funcionários dos serviços. Após a sessão, houve um ato artístico e político na Praça da Cinelândia, participando a Banda Sistema Nervoso Alterado, Grupo de Teatro do Oprimido entre outros, ondo aproveitamos para divulgar nosso projeto.



Educadores Acácio e Ezequiel na Câmara de Vereadores

Um comentário:

Leonardo Magalhaes Firmino disse...

Olá, me chamo Leonardo e estou escrevendo uma dissertação de mestrado sobre a possibilidade de criar uma rede de pressão cidadã e participação politica no Rio de Janeiro atravéz da Web 2.0.
Escrevo pra vocês porque eu preciso de um grande favor/conselho, ja que nao moro no Brasil: Onde posso encontrar esdutos quantitativos e qualitativos sobre completos sobre o uso da Internet no Rio de Janeiro?

Muito obrigado e Parabéns pelo Blog!

Deixo aqui meu email: leonardao@hotmail.it